close menu

Marketing em vídeo para empresas: Top 9 casos de utilização para 2019

Marketing em vídeo para empresas: Top 9 casos de utilização para 2019

Publicada pela primeira vez em 27 de Março de 2018. Actualizado em 3 de Julho de 2019.

As empresas precisam de marketing em vídeo? Se estiver familiarizado com as tendências modernas do marketing, não terá qualquer dificuldade em responder a esta pergunta. SIM, é absolutamente necessário que uma empresa tenha uma estratégia sólida de marketing em vídeo em 2019.

Até 2021, o vídeo representará 82% de todo o tráfego global da Internet, segundo a Cisco. Obviamente, não precisa de esperar por 2021 para começar a criar vídeos que irão fazer sobressair o seu negócio. Mas com que tipo de vídeo deve começar? O que será mais relevante para o seu público? O que é quente e o que está a acontecer no marketing de vídeo neste momento?

Não deixe que a falta de conhecimento o impeça de fazer vídeos de marketing envolventes! Este post irá navegar através dos casos de utilização mais eficazes que as empresas com uma forte estratégia de marketing em vídeo estarão a fazer em 2019.

Melhores casos de utilização de Video Marketing

Anúncio em vídeo

A publicidade em vídeo é a primeira coisa que me vem à mente em termos de marketing em vídeo. Um bom e cativante anúncio em vídeo pode facilmente trazer toneladas de novos clientes a um negócio, reorientar os já existentes e reactivar aqueles que deixaram de utilizar o produto temporariamente.

Um grande exemplo de um anúncio em vídeo da Apple

O vídeo pode transmitir uma mensagem mais forte do que simples visuais ou áudio - este facto é impossível de ignorar hoje em dia. Todas as principais plataformas de comunicação social - Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, e Youtube permitiram uma opção para promover um negócio com um anúncio em vídeo. Ainda resta alguma hesitação?

Ferramentas:

  • Wave.video - uma ferramenta de criação de vídeo online que capacita as pessoas a criar anúncios de vídeo envolventes em minutos. Os utilizadores podem escolher visuais para um vídeo a partir da biblioteca de stock de clips de vídeo e imagens ou carregar os seus próprios ficheiros, colocar texto e logótipo, e escolher ou carregar música.

Vídeo de Redes Sociais

Não há melhor forma de aumentar o envolvimento do cliente e o conhecimento da marca do que ter uma forte estratégia de marketing nos meios de comunicação social. De acordo com as estatísticas, o vídeo social gera 1200% mais acções do que texto e imagens combinadas, o que significa que não há absolutamente nenhuma desculpa para as marcas manterem os seus perfis nos meios de comunicação social sem vídeo.

Ver este post na Instagram

Um post partilhado por Wave.videо (@wave.video) em

Um exemplo de vídeo de mídia social da página Wave.video Instagram

Altamente partilhável, apelativo, e envolvente conteúdo das redes sociais - é o que todo o comerciante aspira a ter e o que todo o negócio necessita.

Histórias em vídeo

Partindo do Snapchat, a tremenda popularidade dos conteúdos que duram alguns segundos e desaparecem em 24 horas após a publicação foi espalhada por todas as principais plataformas de comunicação social.

No início de 2019, Instagram relatou mais de 500 milhões de utilizadores diários para histórias Instagram - e o número está a crescer! As pessoas gostam deste tipo de conteúdo efémero - e os comerciantes não perdem uma oportunidade de conduzir mais tráfego para as suas páginas com Histórias.

O vídeo é perfeito para Contos, especialmente quando é puro e directo ao ponto. As marcas podem tornar os seus vídeos tão divertidos quanto possível com características adicionais - autocolantes, desenhos, filtros de realidade aumentada, e muitos outros. A adição de hashtags, CTA com um link, e etiquetas de localização tornará as Histórias não só divertidas mas benéficas para uma empresa.

Ferramentas:

  • Storeo - esta útil ferramenta permite cortar um vídeo em 15 (Instagram) ou 20 (Facebook) segundos para o fazer caber perfeitamente em Stories.
  • Wave.video (formato Stories) - basta um clique para modificar um vídeo criado em Wave.video em formato Stories - tão fácil como uma tarte.

Vídeo ao vivo

Os vídeos ao vivo têm sido outra enorme tendência de marketing em vídeo ao longo dos últimos anos. O Facebook afirma que os seus utilizadores passam 3 vezes mais tempo a ver vídeos ao vivo em comparação com os vídeos tradicionais.

A participação numa emissão em directo dá aos utilizadores uma oportunidade única de comunicar directamente com os representantes de um produto e uma oportunidade de serem ouvidos. Para uma marca, é uma óptima forma de construir relações mais pessoais com os seus clientes e de provar a sua capacidade de resposta.

Existe um número sólido de actividades em vídeo ao vivo que as marcas podem acolher: entrevistas de peritos, demonstrações de produtos, introdução de equipas, sessões de perguntas e respostas, e muito mais. O único limite é a sua criatividade!

Ferramentas:

  • Crowdcast - uma plataforma de vídeo ao vivo para a realização de perguntas e respostas, webinars, e outras actividades de vídeo ao vivo com dezenas de grandes características (secções separadas de perguntas e comentários, sondagens, etc.) e integrações úteis.
  • BeLive - uma ferramenta de transmissão de vídeo ao vivo com vários modos de transmissão (solo, entrevista, e talk show) optimizada para o Facebook.

Email Newsletter Vídeo

Foi relatado que a simples menção da palavra "vídeo" numa linha de assunto de correio electrónico aumenta as taxas de abertura em 19% e as taxas de cliques em 65%. Estes números são muito elevados para uma campanha média de marketing por correio electrónico, razão pela qual incluir vídeo em boletins informativos por correio electrónico é uma excelente ideia para um negócio.

Incorporar um vídeo no e-mail irá entregar a sua mensagem mais rapidamente e guardar um clique, o que irá melhorar a experiência do utilizador em geral. Não hesite em envolver a sua audiência com vídeo no boletim de correio electrónico - é suficientemente simples de tentar.

Ferramentas:

  • BombBomba - uma ferramenta de marketing por e-mail que permite aos utilizadores gravar e adicionar pré-visualizações de vídeo animadas aos seus e-mails.
  • Covideo - uma ferramenta que permite aos marqueteiros enviar e acompanhar vídeos personalizados para o seu público.

Criar vídeos para e-mail facilmente com Wave.video

Criador de vídeo online fácil e acessívelExperimente agora

Análise do produto

De acordo com o Hubspot, 90% dos utilizadores consideram os vídeos de produtos úteis no processo de decisão. Foi também afirmado que 71% dos consumidores supõem que este tipo de vídeo é a melhor forma de demonstrar as características do produto.

Um exemplo de análise do produto pela Native Union

Um bom vídeo do produto deve mostrar as melhores características de um produto e explicar como ajuda a resolver um problema doloroso do seu público. Não é surpresa que estes vídeos recebam um nível de apreciação tão elevado - são mais fáceis de perceber e muito mais convincentes do que os de longa duração.

Se um vídeo de produto for conciso e relevante, é provavelmente suficiente para um utilizador formar uma compreensão do que a sua empresa oferece. Não perca uma oportunidade de tirar o máximo partido disso!

Testemunhos de clientes

Segundo os psicólogos, as pessoas tendem a basear as suas decisões em acções de outras pessoas numa situação de incerteza. É por isso que é importante fornecer um feedback positivo sobre o seu produto por parte dos clientes existentes - os testemunhos em vídeo funcionam bem para esse fim.

Um exemplo de um vídeo de depoimento puro de um cliente da FreshBooks

Criar um vídeo a que os espectadores se possam relacionar não é assim tão fácil. Embora o vídeo de testemunho do cliente tenha de ser real e natural - uma preparação minuciosa, incluindo o guião e as perguntas preparadas, é absolutamente necessária.

Vídeo explicativo

O vídeo explicativo é um pequeno vídeo de marketing que explica a sua ideia de negócio e as principais características de uma forma muito simples e convincente. Normalmente, as empresas criam vídeos explicativos animados, uma vez que captam facilmente a atenção dos espectadores e podem ser divertidos e educativos ao mesmo tempo.

Um exemplo de vídeo explicativo do Animatron Studio

Pode ser uma ideia brilhante colocar um vídeo explicativo num website de produto, uma vez que foi afirmado que a inclusão de um vídeo numa página de aterragem aumenta as taxas de conversão em 80%.

Ferramentas:

  • Animatron Studio - um criador de vídeo animado online que permite criar vídeos animados de alta conversão. Os utilizadores podem arrastar e largar objectos pré-animados sobre a tela e criar animações em minutos.

Capa de vídeo do Facebook

A capa da página é normalmente a primeira coisa que os utilizadores do Facebook notam quando visitam uma página. É por isso que é importante fazer uma capa memorável e apelativa - as primeiras impressões são as mais duradouras.

E o que pode ser mais memorável e apelativo do que o vídeo? Nada.

Tente abordar a mensagem central da sua marca numa capa de vídeo, mas não a sobrecarregue com informação - lembre-se que é um acréscimo à aparência da sua página, não um post de vídeo separado.

Ferramentas:

  • Wave.video (formato FB Cover) - acertou, Wave.video tem também um formato especial para a capa do Facebook. Mesmo que não tenha tempo para criar uma capa FB de raiz, pode facilmente redimensionar um dos seus vídeos para uma capa sólida em poucos cliques. Aqui está um tutorial em vídeo sobre como fazer isso:

Envolvimento

Acrescentar vídeo à estratégia de marketing do seu negócio tem demasiadas vantagens a serem evitadas. Seja qual for a utilização que escolher, lembre-se que o seu vídeo deve ser sempre relevante para o seu público e transmitir a mensagem principal do seu negócio. Esta abordagem fará com que a sua estratégia de marketing em vídeo seja bem sucedida.

Qual o caso de utilizador que mais se adequa ao seu negócio? Não hesite em partilhar os comentários abaixo!

Marketing em vídeo para empresas: Top 9 casos de utilização para 2019

Vamos mantê-lo informado!

Junte-se aos 5.000 comerciantes que leram primeiro os nossos artigos