Como fazer um GIF a partir de um vídeo
O conteúdo visual é um trunfo importante para os marqueteiros. Chama imediatamente a atenção dos espectadores, e é útil para a construção da imagem da sua marca. Mas há um tipo super-popular de conteúdo visual que pode ainda não estar a utilizar no seu marketing.
Estou a falar de GIFs.
O que é um GIF?
Os GIFs - o embelezamento favorito dos artigos em todo o lado - não são bem vídeos, mas também não são imagens fixas. Estes clipes animados são apelativos, divertidos e versáteis. É também surpreendentemente fácil fazer um GIF a partir de vídeos.
Este guia irá guiá-lo através dos porquês e como fazer GIFs para fins de marketing (ou qualquer outro propósito, realmente). Encontrará também alguns exemplos reais de como as grandes marcas estão a utilizar os GIFs para alimentar o seu envolvimento nas redes sociais.
Porque deve usar os GIF (se ainda não está)
Se já está no comboio dos GIF, provavelmente sabe porque é que é uma boa ideia usá-los - nomeadamente, são divertidos, e as pessoas gostam deles. Mas se ainda estiver em risco de usá-los, ou se achar que os GIF parecem um pouco jovens demais para a sua marca, talvez queira reconsiderar. Estas imagens têm muitas vantagens para marcas de todas as riscas, e não são apenas para o público adolescente ou sites como Buzzfeed.
Os GIFs são apelativos. Têm a mesma qualidade que os vídeos, que agradam aos olhos e que desviam a atenção. De facto, é difícil não ver um GIF quando se depara com ele. E ao contrário dos vídeos, os GIFs não requerem qualquer compromisso ou esforço da parte do espectador. Um espectador tem de decidir conscientemente carregar no botão play de um vídeo, mas com os GIFs, esta barreira de escolha não existe, porque as animações são tão curtas e loop contínuas.
Ao contrário dos vídeos, os GIFs não requerem qualquer compromisso ou esforço da parte do espectador.
É possível conseguir uma grande variedade de efeitos com a qualidade apelativa dos GIFs. Um gif "alto" ou exagerado pode ajudá-lo a obter a atenção completa dos telespectadores durante alguns segundos. Efeitos de animação mais subtis, por outro lado, ajudam-no a acrescentar um pouco de interesse extra a uma imagem que, de outro modo, ainda estaria imóvel.
Os GIFs transmitem melhores emoções do que as palavras. Se está a tentar formar uma ligação emocional imediata com o seu público, aprender como fazer um GIF a partir de vídeo é uma obrigação. Um visual de três segundos pode transmitir uma grande variedade de emoções, desde excitação a aborrecimento a confusão, muito mais rápida e precisa do que as palavras. E uma vez que as emoções são a força vital do marketing, seria um desperdício negligenciar este valioso recurso.
Os GIF acrescentam um toque humano ao seu marketing. Se quiser tornar o seu marketing mais engraçado ou mais relatável, um GIF pode ser a ferramenta perfeita para o seu trabalho. A maioria das pessoas usa (ou pelo menos olha para) os próprios GIFs, por isso gostam de ver as suas marcas favoritas "falando a sua língua". E os GIFs ainda podem funcionar para si mesmo que prefira um tom mais formal do que o seu marketing - não há necessidade de começar a adicionar referências de cultura pop a todos os post de meios de comunicação social. Em vez disso, pode adicionar uma dica de brincadeira com clipes tonificados que se adaptam à estética da sua marca.
Os GIFs são polivalentes. Claro, os GIF fazem grandes imagens de reacção, mas não é a única coisa em que se pode utilizá-los. Se quiser fazer um GIF a partir de vídeo, outras ideias podem incluir:
- Publicação rápida e simples de how-tos que não requerem um vídeo inteiro ou muitas explicações. Por exemplo, muitos sítios de culinária reúnem receitas GIF, com instruções básicas acrescentadas como texto.
- Animação de dados. Por exemplo, tente colocar o seu próximo infográfico em formato GIF para o tornar ainda mais magnético.
- Contar uma história. Como diz o velho adágio, uma imagem vale mais do que mil palavras.
- Mostrar o seu produto ou serviço com mais detalhes do que uma imagem estática pode fornecer.
Os GIFs vão durar muito tempo. À medida que estes clips animados se tornam cada vez mais populares, tanto nas comunicações pessoais das pessoas como nas campanhas de marketing das empresas, é cada vez mais importante que os adicione à sua caixa de ferramentas. Felizmente, os GIFs não são mais difíceis de utilizar do que imagens fixas. É bastante fácil fazer um GIF a partir de um vídeo por si próprio, como explicarei mais adiante no artigo.
GIFs sobre Meios de Comunicação Social: Alguns exemplos de Marcas Principais
A sua criatividade é o único limite para quantas formas pode usar os GIFs. Precisa de alguma inspiração? Aqui estão alguns exemplos de como grandes organizações estão actualmente a utilizar os GIFs no seu marketing nos meios de comunicação social. Consulte-os e considere qual destas abordagens poderá funcionar também para si.
A sua criatividade é o único limite para quantas formas pode usar os GIFs. Veja estes fantásticos exemplos de marcas globais.
Fazer um GIF para partilhar informação visualmente: NASA
A NASA dominou a arte de partilhar informação visualmente. A sua página no Twitter está cheia de actualizações interessantes, factos e dados apresentados como GIFs ou pequenos clipes de vídeo. Aqui está um clip de satélite que eles publicaram sobre a recente nor'easter que martelou a costa nordeste dos EUA.
Avistado pelo satélite #GOES16 da @NOAASatellites: o #noreaster de hoje é visto a girar ao largo do nordeste do Atlântico. Esta tempestade está a fustigar a Costa Leste com ventos intensos, neve, chuva e granizo. Mais: https://t.co/xEZIiarvDQ pic.twitter.com/ma6vddiSCO
- NASA (@NASA)
A Nasa partilhou uma visão de satélite do nor'easter que atingiu o nordeste dos Estados Unidos no início de Março.
Chame a atenção das pessoas com um GIF: Denny's
A cadeia de restaurantes Denny's é famosa por mais do que apenas as suas panquecas e omeletes. Também se tornaram bem conhecidos pela sua personalidade de marca peculiar no seu blogue e nas redes sociais. A sua utilização de GIFs é um grande exemplo de como conseguir a atenção das pessoas e ligar-se aos clientes através do humor.
Denny intitulou esta imagem: "Num universo alternativo, os ovos equilibram as pessoas numa colher como um jogo de festa". Fonte.
Faça um GIF para mostrar o seu produto: Starbucks
Porque é que a cadeia de café Starbucks tem tanto sucesso? Parte da razão é que eles são muito bons a criar e manter a estética da sua marca. Publicam frequentemente GIFs nas redes sociais para mostrar os seus produtos e fazê-los parecer óptimos. Um exemplo recente da sua página no Facebook mostra o que vai na sua popular caixa de proteínas.
A Starbucks publicou este GIF recente para promover a sua caixa de proteínas. Fonte: Starbucks.
Usar GIF para Apoio ao Cliente: Google
Até mesmo o Google conseguiu entrar na diversão com os GIFs. Memoravelmente, o gigante tecnológico enviou uma vez este GIF como resposta oficial a uma pergunta de um repórter:
Demonstrar como as coisas funcionam com um GIF: Nike
A Nike é conhecida pelos seus anúncios inteligentes e inspiradores, e os seus canais de comunicação social estão cheios de conteúdo visual criativo. Este GIF faz um óptimo trabalho de transmitir o quão afiados são os seus novos sapatos, sem necessidade de palavras.
Partilhar uma Receita, num GIFfy: Sabor de Casa
Interessado em fazer GIFs instrucionais? Esta receita animada de Taste of Home é um bom exemplo de como um GIF mais longo pode funcionar como um rápido passo-a-passo de como fazer um vídeo.
Os GIFs são uma forma rápida e prática de demonstrar tarefas passo-a-passo como cozinhar.
Como fazer um GIF a partir de um vídeo
Já existem toneladas de GIFs por aí na Internet, apenas à espera de serem utilizados. Mas, por vezes, perguntamo-nos como fazer um GIF a partir de um vídeo, para que corresponda exactamente ao sentimento que queremos expressar, ou talvez queiramos redireccionar algum do nosso próprio conteúdo de vídeo fantástico para um GIF.
Não se preocupe - é fácil criar o seu próprio GIF a partir de um vídeo em minutos. Também não precisa de ter uma tonelada de conhecimentos técnicos para o fazer. Este artigo irá delinear como fazer um GIF a partir de um vídeo com várias ferramentas comuns: Giphy, Animatron Studio, e Photoshop.
Dica profissional: Antes de começar, porém, esteja ciente de que os GIFs podem apresentar algumas questões legais em determinadas circunstâncias. Se um GIF contiver uma celebridade ou qualquer tipo de material protegido por direitos de autor, a sua utilização no seu marketing poderá fazer com que fique em água quente. As leis de uso justo fazem disto uma área um pouco cinzenta, e embora os indivíduos possam escapar ao uso de GIFs dos seus actores ou atletas favoritos, é provável que os negócios sejam objecto de maior escrutínio.
Para jogar pelo seguro, é inteligente evitar usar GIFs de pessoas famosas ou material com direitos de autor. Claro que, se estiver a fazer um GIF a partir de um vídeo que você mesmo criou, não há necessidade de se preocupar com problemas de direitos de autor.
Fazer um GIF com Giphy
Giphy é o principal destino GIF na Internet. Além de ser um repositório massivo de GIFs já criados, este site torna muito simples a criação do seu próprio GIF. Nem sequer precisas de fazer uma conta. Eis como o fazer.
Passo 1. Ir para https://giphy.com/ e seleccionar "Create" no topo do ecrã.
Passo 2. Adicione o seu vídeo. Há um par de maneiras de o fazer. Primeiro, se tiver o vídeo guardado no seu computador, pode arrastar e largar o ficheiro directamente para o ecrã para o carregar. Giphy limita-o a um carregamento de 60 segundos, por isso, se o seu vídeo for mais longo do que isso, apare o ficheiro até menos de um minuto antes de o carregar.
Se o vídeo que deseja converter estiver online, pode também colar o seu endereço na caixa URL. São suportados os links YouTube, Vimeo, e Giphy.
Passo 3. Uma vez carregado o seu vídeo, utilize os cursores no ecrã para definir o ponto de partida e a duração do seu GIF. Depois clique em "Continue to Decorate".
Passo 4. Pode legendar e decorar o seu GIF no ecrã seguinte. Esta etapa é opcional.
Passo 5. Carregue em "Continuar a carregar". Terá a opção de introduzir o URL de origem do seu vídeo e etiquetar o seu GIF com palavras-chave relevantes.
Passo 6. Carregar em "Upload to Giphy". Estás acabado! Agora terá a opção de descarregar o seu GIF numa variedade de tamanhos.
Aqui está um GIF que eu criei com Giphy, tal e qual:
Fazer um GIF com Animatron Studio
Nem todos os GIFs têm de vir de vídeos de acção ao vivo. Na verdade, por vezes um GIF feito a partir de um vídeo animado é a escolha ideal. Os GIFs de acção ao vivo tendem a ter uma sensação mais casual, enquanto que os GIFs animados estilizados podem ser concebidos para um efeito mais subtil e adulto. Se fizer um vídeo animado com Animatron Studio, guardá-lo como um GIF de looping é simples.
Passo 1. Crie a sua animação no estúdio Animatron, como de costume. Se é novo nesta ferramenta, consulte estes tutoriais para começar rápida e facilmente.
Passo 2. Quando estiver pronto para GIF a sua animação, clique no botão verde no canto superior esquerdo do ecrã. Vá a Project, e depois clique em Download GIF.
Passo 3. Seleccione o tamanho e as molduras por segundo que pretende para o seu GIF. Não se esqueça de seleccionar "Make loop" para que o seu GIF se repita.
Passo 4. Depois de a ferramenta render o seu GIF, ser-lhe-á pedido que o descarregue. Pode também optar por receber um link para descarregar por correio electrónico.
Fazer um GIF com Photoshop
O Photoshop é o gigante dos programas de edição gráfica. Se já utiliza o Photoshop para outras tarefas, pode utilizá-lo também para fazer os seus GIFs. Veja aqui como transformar facilmente um vídeo num GIF.
Passo 1. Comece por localizar o vídeo que pretende utilizar e converter os seus quadros em camadas. Para o fazer, carregue em "File" e desloque-se para "Importar". Seleccionar "Frames de vídeo para camadas".
Passo 2. A seguir, abrir a linha do tempo. Isto pode ser encontrado em "Windows", na barra de ferramentas. Depois de clicar em "Linha do tempo", aparecerá uma caixa no meio do painel. Clique no botão da seta e seleccione "Criar animação de frames".
Passo 3. Faça o seu laço de animação clicando no menu Repetir e seleccionando "Para sempre".
Passo 4. Guarde o seu GIF recentemente criado indo a File e depois Exportar. Escolha "Guardar para Web". No menu Preset, escolha "GIF 128 Dithered", e no menu Colors, escolha 256. Depois seleccione o tamanho que deseja que a sua imagem tenha, e verifique se está configurada para loop para sempre.
Envolvimento
Fazer o seu próprio GIF a partir de vídeo é um processo simples e abordável. Existem várias ferramentas diferentes que pode utilizar para realizar o trabalho, mas todas têm o mesmo resultado final - uma imagem apelativa que pode utilizar para obter melhores resultados com o seu marketing nas redes sociais.
Com tantas boas razões para começar a dobrar os GIF na sua estratégia de marketing visual, porque não começar hoje? Se não tiver um vídeo a partir do qual queira fazer um GIF, não há problema - basta criar um usando Wave.video. Com muitos vídeos e imagens de stock, formatos e opções de personalização, Wave.video é uma óptima ferramenta tanto para novatos em vídeo como para profissionais de marketing de vídeo experientes - e terá definitivamente algo para GIF depois.