Live Better Show, Ep. 21: Como Trabalhar Livestreams na Sua Estratégia de Marketing de Conteúdo
Chris Kubbernus é um convidado do 21º episódio de Live Better Show, um especialista em publicidade nas redes sociais, CEO da empresa Kubbco, e um velho amigo do nosso querido anfitrião Chad. As transmissões ao vivo entram no recreio do mercado publicitário e constroem a consciência da marca, conferem o episódio ou lêem as nossas notas para conhecer as principais tendências futuras.
Como Trabalhar Livestreams na Sua Estratégia de Marketing de Conteúdo. Chris Kubby.
Chris é um ávido empresário e orador principal com mais de 100 palestras na América do Norte e Europa, nomeado #1 Business Guru on Snapchat pela Forbes, um dos 50 Principais Influenciadores de Marketing no Snapchat on Mashable, e #1 no The Huffington Post List of "17 Top Entrepreneurs to Follow on Snapchat". O seu estatuto de reconhecido influenciador dos meios de comunicação social conquistou-lhe mais de 200.000 seguidores no Snapchat, 14.000 seguidores no LinkedIn, 40.000+ seguidores no Twitter, 20.000+ no YouTube e mais de 220.000 no Instagram.Timestamps para o episódio:
3:45 - Olá Chris!
9:20 - A história de Chris de estar no mundo dos media sociais
Chris descreve-se a si próprio como um comerciante, empresário e cromo dos meios de comunicação social. Começou a sua carreira desde os 12 anos (uau!) da sua entrada no mercado publicitário, ficou viciado na indústria. Aos 14 anos de idade, Chris fez o seu primeiro estágio numa agência de publicidade. Esse foi o período de integração da publicidade com o mundo web, por isso começou a trabalhar em websites e estudou as oportunidades do mercado digital. Apaixonou-se por ele.
Depois da faculdade, Chris mudou-se para a Dinamarca, e, em 2006, Chris fundou a sua própria agência. Kubbco oferece serviços completos de comunicação social. Hoje a equipa conta com mais de 40 pessoas; no Verão de 2021, abriram também um escritório na cidade de Nova Iorque. O objectivo de Chris é a expansão global, e os seguintes destinos são Londres e Singapura.
13:45 - O que fez Chris começar a livestream e inspirar os seus clientes a fazer o mesmo?
A experiência de Chris com a transmissão ao vivo começou com Blab; ele ficou viciado na plataforma e as pessoas de lá; fizeram-no querer experimentá-la por si próprio. Naquele momento, as transmissões ao vivo pareciam algo novo que as pessoas estavam esfomeadas.
Os fluxos ao vivo permitem às marcas ligarem-se a uma grande audiência ao mesmo tempo e aumentar o seu envolvimento com o produto.
22:00 - Como transformar os espectadores em fãs?
Tácticas de engajamento, brindes, informação sobre os tópicos adicionais, e colocação de ligações às plataformas onde as pessoas possam achar que são todos críticos para converter um espectador aleatório num seguidor leal.
Utilize o chat para manter as pessoas envolvidas. Algumas serpentinas utilizam o chatbots para simplificar o processo de comunicação no chat da estalagem. Não há problema, uma vez que têm a intenção certa para isso. Os bots podem tornar-se uma solução se não tiverem dinheiro suficiente para ter toda a equipa para ajudar na moderação do fluxo.
Não utilizar "chatbots" para fins nefastos ou conduzir o noivado sem motivo particular. Não seria tão útil como se espera que seja.
24:30 - Como apresentar ideias para os tópicos?
Quando se olha para a estratégia global de conteúdo, alguns pilares seriam fáceis de começar a promoção. Estes pilares ajudam a encontrar temas fáceis de abordar no início da sua estratégia de animação. O truque é converter estes tópicos em algo com que as pessoas se possam relacionar.
Use os comentários para descobrir sobre o que as pessoas querem que fale mais.
27:10 - Livestreams vs. vídeos do YouTube para o SEO e o compromisso
Na verdade, as estratégias do livestream e do YouTube andam de mãos dadas; tendo um maior envolvimento com as transmissões ao vivo, o ranking SEO dos seus vídeos do YouTube aumentaria simultaneamente.
Do ponto de vista de Chris, o compromisso é mais como uma métrica de dados chave que mostra se o seu conteúdo é excelente; se ganha tracção. Gostos, comentários e partilhas contribuem para o alcance global do conteúdo.
30:05 - A importância dos fluxos ao vivo para a estratégia de conteúdo ao vivo
Infelizmente, por agora, um livestream não é uma componente essencial de uma estratégia de conteúdo. Embora ainda seja significativamente subestimada. Cada vez que entra em directo, os seus seguidores recebem uma notificação; eles sabem que seria uma peça única de conteúdo que provavelmente só está disponível quando o vapor é transmitido.
As plataformas de meios de comunicação social empurram fluxos ao vivo, pois querem que as pessoas passem mais tempo na plataforma.
32:40 - Como criar sinergia entre diferentes tipos de conteúdo?
O conteúdo que produz com fluxos ao vivo é uma grande fonte para a redireccionamento para outros tipos de conteúdo. Pode ser usado para cortes, fazer citações para mais discussão, fazer bobinas e TikToks com pedaços dos seus riachos.
40:55 - Se o espectáculo ao vivo não se apresentar, deve manter o espectáculo ou cancelá-lo?
Por vezes as coisas simplesmente não funcionam; ao longo da carreira de Chris, houve exemplos de espectáculos que tiveram 2-3 espectadores nos primeiros meses mas que mais tarde resultaram em 100-150 espectadores activos, assim como espectáculos que não conseguiram atingir a audiência.
Se não vir a progressão em vários meses de produção do espectáculo, deve provavelmente fazer uma pausa e considerar mudá-lo.