18 Melhores Transições de Vídeo [+Tipos Livres]
Quando se faz um vídeo, as hipóteses são, não consiste apenas num corte. Há excepções, é claro. Por exemplo, devido à sua natureza, os webinars e os vídeos ao vivo são frequentemente feitos num só take.
No entanto, a maioria dos vídeos são feitos de vários blocos de construção ou clipes. Há uma coisa que pode ajudá-lo a "colá-los" e fazer o seu vídeo sentir-se como se fosse uma história e não apenas uma colecção de peças aleatórias.
Ou seja - transições de vídeo.
O que são as transições de vídeo?
Na edição de vídeo, uma transição é o que mostra entre dois videoclipes. É uma técnica utilizada na pós-produção para unir os videoclipes.
Por vezes, uma transição vídeo pode ser tão simples como um vídeo clip a seguir ao outro. Isto funciona bem para filmes em que o realizador quer concentrar a atenção dos espectadores no conteúdo, e não nos efeitos visuais.
As transições de vídeo são utilizadas na pós-produção para juntar os videoclips.
Transições de vídeo animado mais sofisticadas são uma óptima forma de fazer anúncios de vídeo, vídeos de redes sociais, vídeos promocionais, e vídeos explicativos.
O objectivo final de qualquer transição vídeo é guiar suavemente o espectador de uma cena para a seguinte.
18 melhores transições de vídeo para usar nos seus vídeos
Quando se trata de escolher as melhores transições para os seus vídeos de marketing, não está sem escolha. Desde animações subtis a técnicas mais avançadas, há centenas de transições a experimentar. O único problema é que a maioria delas requer sólidos conhecimentos de ferramentas como Adobe Premiere Pro ou After Effects.
Felizmente, com fabricantes de vídeo online como Wave.video, pode dominar a produção de vídeo sem qualquer habilidade especial de design.
Recentemente, duplicámos o número de transições de vídeo dentro do editor para que possa ser ainda mais criativo enquanto constrói a sua história em vídeo a partir de múltiplos blocos.
Dica profissional: se o seu vídeo for curto (por exemplo, os vídeos das redes sociais podem ser tão curtos como 15 segundos), também pode fazê-los num só take, ou seja, apenas com uma cena. Para garantir que não parecem monótonos, tente usar diferentes efeitos de texto animados ou adicionar autocolantes/GIFs ao vídeo.
Aqui estão 18 transições de vídeo que pode tentar para o seu próximo vídeo.
1. Transição vídeo: Porta
Uma "porta" é uma transição vídeo quando a nova cena muda a anterior como se fosse através de portas abertas. Esta técnica é óptima para vídeos de viagem ou vlogs. A dada altura, a cena anterior é visível juntamente com a nova. Portanto, esta transição vídeo é óptima para vídeos que têm o mesmo enredo, sem cortes abruptos ou mudanças bruscas no enredo.
2. Transição de vídeo em círculo
O nome da transição é bastante auto-explicativo. Uma cena é "engolida" por uma forma de círculo e a seguinte aparece. Esta transição parece óptima se o vídeo apresentar alguns objectos redondos ou formas como neste vídeo.
3. Transição do vídeo para o preto
O efeito de transição de fade to black parece óptimo com vídeos mais escuros. Com isto, refiro-me aos vídeos que têm uma paleta de cores mais escuras. Ter um esquema de cor no seu vídeo ajuda-o a manter o vídeo consistente e agradável aos olhos dos espectadores.
Também pode utilizar esta transição vídeo quando quiser criar uma atmosfera de suspense nos seus vídeos.
4. Transição vídeo: Mudança
Esta transição suave e rápida é um bom ajuste para vídeos dinâmicos curtos, por exemplo, um anúncio de vídeo ou um vídeo de história Instagram. A transição em si lembra o movimento que se faz quando se vira uma página de um livro.
5. Transição de dissolução cruzada
Quando se utiliza a transição de dissolução cruzada, as cenas "dissolvem-se" umas nas outras suavemente. Ou seja, a cena seguinte segue a anterior como se se misturasse subtilmente com ela.
Esta transição é óptima para vídeos relacionados com a história.
6. Transição da centrifugação
Esta transição vídeo retorcida é um pouco hipnótica e funciona especialmente bem com objectos redondos no meio, como, digamos, pizza.
7. Transição vídeo desfocada
A técnica de desfocagem ajuda-o a criar uma atmosfera calma e relaxante nos seus vídeos. Utilize-a para anúncios de vídeos de viagens serenas ou vídeos de blogues sobre yoga.
Dica profissional: para criar o tom certo, acompanhe o seu vídeo com música apropriada. As imagens são importantes, mas é a música que realmente o ajudará a dar um toque final.
8. Desvanecer a branco
A transição do vídeo fade to white é semelhante a "fade to black", excepto que aqui uma cena segue a seguinte com o ligeiro efeito branqueador em vez do black (daí o nome).
Utilize este tipo de transição ao fazer um vídeo a partir de imagens ou clipes encenados. Isto dará ao vídeo final um efeito de flash fotográfico nítido.
9-10. Zoom in/out
O zoom in/out da cena seguinte é uma transição vídeo criativa. Permite ligar as duas cenas, em que o próximo slide aparece a partir do zoom para o anterior.
Esta transição é perfeita para vídeos mais longos onde é preciso um pouco mais de tempo para contar uma história e amarrar tudo junto.
Dica profissional: Combine o efeito de animação de zoom in/out para a sua imagem com a transição vídeo de zoom in/out. Isto dará ao seu vídeo um aspecto dinâmico, como no exemplo abaixo.
11. Transição vídeo de entrada
O seu vídeo não tem necessariamente de consistir apenas em videoclips ou imagens. Para refrescar o conteúdo do seu vídeo, tente usar cores sólidas como fundo. Isto funciona melhor para vídeos de texto pesado ou citações de vídeo.
Quando se usa cores sólidas como fundo, é uma boa ideia usar transições geométricas (Porta, Passar à esquerda, Entrada) para fazer com que o vídeo pareça ter sido animado por profissionais.
Aqui está um exemplo de um vídeo com a transição do vídeo de entrada:
12. Sem transição vídeo
Por vezes, a melhor transição vídeo não é nenhuma transição. Quando se omite a transição entre os clipes, isso ajudá-lo-á a criar um efeito de vídeo dinâmico ou mesmo a dar aos seus vídeos um aspecto cinematográfico.
Transições de vídeo multidireccionais
Com a última actualização foi possível mudar a direcção de algumas transições, daí que o número de opções tenha ficado ainda mais impressionante multiplicado por 4.
Se vir pequenas setas na pré-visualização (a propósito, é possível pré-visualizá-las de agora em diante, sim!), isso significa que esta transição pode ser usada em 4 direcções diferentes:
- da esquerda para a direita
- da direita para a esquerda
- para cima
- de cima para baixo.
13. Passar transição vídeo
Este tipo de transição vídeo assemelha-se a uma apresentação de diapositivos. Uma cena segue-se a outra com um slide para a esquerda/direita, e também na direcção ascendente ou descendente. Utilize este tipo de transição para listéis ou qualquer tipo de vídeos onde seja necessário mencionar vários itens, um por um.
Dica profissional: para fazer sobressair a chamada à acção no final do seu vídeo, use um tipo diferente de transição, como no vídeo acima. Utilize também o mesmo vídeo ou imagem de fundo para a primeira e última cenas para apoiar o seu ponto de vista.
14. Wipe, um primo próximo para roubar
A transição vídeo de limpeza é muito semelhante à anterior. A diferença é que o slide acontece de uma forma um pouco mais suave e rápida. Também funciona muito bem para os vídeos de listicle.
15. Transição vídeo: Wallpaper
A transição vídeo do papel de parede divide as cenas em faixas iguais que gradualmente mudam um visual para o outro. A opção parece muito fixe quando as cenas apresentam cores contrastantes, como no vídeo abaixo.
16. Transição de vídeo em escala
Bem, esta é outra versão de uma transição vídeo em forma de deslizamento. O movimento congela no meio da tela durante uma fracção de segundo, o que cria um efeito muito chamativo.
17. Transição de espelhos
Provavelmente a transição de vídeo mais Intagramável que faz lembrar os brilhos dos espelhos. Use esta opção para criar uma impressão cativante na moda. Pegue num modelo abaixo para ver como se adapta à sua história.
18. Transição de vídeo em arco
Neste caso, a linha que divide duas cenas é curvada e lembra um arco. Veja como se parece no modelo abaixo.
Como adicionar transições de vídeo em Wave.video
Não é necessário ter capacidades de desenho estelar para utilizar as transições no seu vídeo. Eis como pode utilizá-las com apenas um clique de um botão em Wave.video.
Passo 1. Abrir qualquer modelo de vídeo ou criar um novo vídeo a partir do zero.
Escolha um dos modelos pré-desenhados ou vá com o seu próprio desenho.
Passo 2. Adicionar mais do que um videoclipe
A fim de adicionar transições entre os clips, terá primeiro de adicionar mais do que apenas um clip ao seu vídeo. Afinal de contas, é para isso que servem as transições - "colar" os blocos de construção da sua história.
Para adicionar outro videoclipe ao seu vídeo, basta clicar no sinal "+ " na linha do tempo. Leia este artigo para saber mais.
Passo 3. Escolher uma transição
Agora que tem vários clips (ou cenas, como também lhes pode chamar), pode adicionar transições de vídeo entre eles. Para isso, basta clicar no pequeno sinal de mais ("+") entre as cenas
Pode escolher entre 18 transições diferentes (mais várias direcções) ou ir sem nenhuma. Como dito, agora pode ver uma pré-visualização animada para cada transição que facilita a escolha.
Dicas para a utilização de transições de vídeo
Quando descobrir como é fácil utilizar as transições de vídeo, talvez queira ficar louco com elas no seu próximo vídeo.
Não o faça.
Quando se trata de transições, "quanto menos, melhor" é a sua regra de ouro. Não tente impressionar o seu público com todas as animações extravagantes que agora sabe como adicionar ao seu vídeo. Em vez disso, mantenha-se fiel a estas 3 regras simples.
Regra 1. Seja consistente.
É possível combinar vários tipos de transições num único vídeo. No entanto, recomendamos que se leve as coisas devagar e que se mantenha consistente com as transições de vídeo. É melhor não sobrecarregar o seu público com todos os diferentes efeitos visuais.
Regra 2. Combine a transição com o tipo de vídeo que está a fazer
Algumas transições são mais dinâmicas e servem mais vídeos enérgicos. Este pode ser o caso, por exemplo, dos anúncios de vídeo. Outras transições são mais lentas e combinam bem com vídeos mais relaxados.
Seja qual for o caso, tente procurar o equilíbrio e acompanhar os seus vídeos com transições de vídeo de estilo e carácter correspondentes.
Regra 3. Não é necessário utilizar quaisquer transições
Sente-se um pouco incerto sobre que tipo de transições a utilizar? Não se preocupe: não há problema em omitir as transições de vídeo, especialmente porque existem outras formas de marcar os seus vídeos.
Para si
Uma grande transição vídeo pode ir muito longe, especialmente porque acrescentar transições não tem de ser difícil ou requerer quaisquer habilidades especiais de desenho. Limite-se a apenas um tipo de transição ou experimente para ver o que funciona para diferentes vídeos - é a sua chamada.